A Friend is a Friend – Pete Townshend

26 08 2010

Amigo é quem se despe dos receitos e te trata como igual, te ajuda e te solicita em equilíbrio

Semanas corridas, falta de tempo, excesso de sono e muito cansaço. Todo mundo passa por períodos assim de tempos em tempos. São períodos onde a gente funciona basicamente no automático.  Sabe que tem que dormir, acordar, comer, tomar banho, trabalhar, enfim uma série de coisas básicas.

Nesses períodos a gente perde a paciência muito mais rapidamente. Algumas pessoas possuem sensibilidade suficiente para perceber que devem respeitar esses momentos nossos de introspecção e ira. Qualquer pessoa com bom senso percebe ao primeiro olhar ou na primeira frase colocada que tem dias que não podemos realizar todos os favores que nos pedem, seja por falta de tempo, falta de ânimo e até falta de vontade. Sim as vezes a gente simplesmente não tem vontade de ajudar alguém, simplesmente porque estamos cansados e precisamos olhar um pouco a nossa própria vida.

Coloco isso pensando em algo que vivi nesses dias. Tem gente que te solicita e antes pergunta como você está, sabe que você não está numa fase legal, sabe que está cansado e te pede favores viáveis que realmente fazem a diferença pra pessoa. Nesses casos, o cansaço até some. Afinal é gente que te respeita e entende que você tem seu tempo, nem sempre estará disponível. Enfim é gente que sabe que existem dois lados em toda história. Gente que assim como te solicita, também se coloca a sua disposição quando você precisa.

Mas nesse meio tempo também surge gente que só vê o próprio umbigo. Só te procura quando precisa de algo. Pra essas pessoas o tempo sempre urge, só seus desejos interessam. Por menores que sejam esses desejos, são vistos como maiores do que qualquer necessidade que não seja de quem faz a solicitação. E tente pedir um favor a uma pessoa como essa. O pedido pode até ser feito, mas a negativa e alguma desculpa sempre virá.

Eu encaro amizade como troca. Não uma troca comercial, mas uma troca respeitosa, onde os dois lados contribuem para o crescimento de ambos. Onde o respeito e a coerência definem os limites. Nunca é uma via de mão única, nunca é uma situação onde não se respeita o momento de cada um.

O verdadeiro amigo é aquele que não afaga, mas que diz o que deve ser dito, o amigo oportunista é aquele que não aceita ouvir que extrapolou e muito menos aceita ouvir um não para qualquer coisa que peça, independente do estado em que se encontra a pessoa a quem solicitou.

Esses oportunistas eu pouco a pouco mando embora, não faço questão de convívio e infelizmente acabam sendo aqueles que mais te procuram. Engraçado como essas pessoas não respeitam o seu momento.

Nesse fim de semana passei por duas situações emblemáticas, recebi um telefonema de alguém que faz parte do rol de amigos, me pediu ajuda, tentei por fone, não consegui, a pessoa acabou resolvendo sozinha e assim que conseguiu fez questão de me avisar, atitude mais do que correta. Por outro lado, outro telefonema, assim que digo que estou ocupado sou obrigado a ouvir besteiras de quem não entende que o mundo não gira ao redor do próprio umbigo.

Você tem alguma história com amigos oportunistas pra contar? Se quiser contar aqui, aproveite e concorra a um livro!!!

Anúncios

Ações

Information




%d blogueiros gostam disto: